Google vai mostrar vídeos do Instagram e TikTok nas buscas

O Google está supostamente trabalhando em acordos com o Instagram e TikTok para indexar seu conteúdo de vídeo nos resultados de pesquisa.

3 min de leitura
Google vai mostrar vídeos do Instagram e TikTok

Google vai mostrar vídeos do Instagram e TikTok nas buscas

 

Google vai mostrar vídeos do Instagram e TikTok nas buscas que pessoas fizerem na internet e futuramente seus vídeos poderão aparecer nos resultados de buscas.

 

O Google está negociando acordos com o Instagram e TikTok para indexar seu conteúdo nos resultados de pesquisa, de acordo com um novo relatório.

 

A Informação traz os primeiros detalhes das conversas do Google com o Facebook e a ByteDance – controladoras do Instagram e TikTok, respectivamente.

 

“Três pessoas que foram informadas sobre as discussões” disseram à The Information que negócios estão sendo feitos para que o Google tenha os dados de que precisa para indexar e classificar os vídeos.

 

O acordo é semelhante ao firmado entre o Google e o Twitter em 2015 , no qual o Google teve acesso a uma “firehose” de dados de tweet para indexação imediata.

 

Antes de formar uma parceria com o Twitter, o Google não indexava e classificava tweets individuais nos resultados de busca da maneira que faz hoje.

 

Agora é tão comum encontrar conteúdo do Twitter nas SERPs do Google que é difícil lembrar uma época em que os tweets não eram descobertos com uma simples pesquisa.

 

Se as negociações relatadas entre Google, Instagram e TikTok derem certo, o conteúdo de vídeo de formato curto pode acabar sendo tão comum quanto tweets nos resultados de pesquisa.

 

Em referência a qualquer negociação de pesquisa, um porta-voz do Google forneceu a seguinte citação à The Information, que não confirma nem nega nada:

“Ajudamos os sites a tornar seu conteúdo detectável e se beneficiar por serem encontrados no Google, e eles podem escolher como ou se seu conteúdo aparecerá na Pesquisa”.

 

Para o porta-voz, aparecer na Pesquisa Google é uma escolha para os editores de conteúdo.

 

Na maioria dos casos, essa escolha é óbvia, porque por que um site não gostaria que seu conteúdo fosse encontrado no Google?

 

No que diz respeito ao Instagram e ao TikTok, há motivos pelos quais eles não gostariam de entregar ao Google os dados de que ele precisa para indexar vídeos.

 

O Google é dono do YouTube, que compete pelo mesmo público de visualizadores de vídeos curtos. 

 

É compreensível que o Instagram e o TikTok relutem em compartilhar muitas informações sem receber algo de valor em troca.

 

O acordo do Google com o Twitter, por exemplo, faz com que a empresa de buscas pague uma taxa anual de licenciamento. 

 

Em troca, o Google tem a capacidade de indexar tweets assim que são publicados na plataforma.

 

É provável que o Instagram e o TikTok recebam uma compensação semelhante. 

 

Além disso, eles também receberão os benefícios de ter seu conteúdo detectável no Google.

 

Atualmente, não é possível pesquisar no Google para encontrar vídeos do Instagram ou do TikTok. 

 

Este acordo permitiria que isso acontecesse, o que poderia trazer um novo público de espectadores para essas plataformas.

 

Em troca, o Google terá bilhões de novos vídeos para indexar nos resultados de pesquisa. 

 

Isso é positivo para a longevidade do maior mecanismo de pesquisa do mundo.

 

A longo prazo, expandir o índice do Google com conteúdo do Instagram e TikTok transformará o mecanismo de busca em um destino para artigos e vídeos.

 

Isso pode levar a um aumento no volume geral de pesquisas, e mais pesquisas no Google significam mais oportunidades para todos os editores serem encontrados.

 

Parece uma situação de ganho mútuo para todos os envolvidos se os três gigantes da internet chegarem a um acordo.

 

Os termos potenciais dos acordos que o Google está negociando com o Facebook e o ByteDance não estão disponíveis no momento.

 

Artigos Recomendados

Como verificar sua página ou conta do Facebook

Como funciona o algoritmo de Reels do Instagram

Rolar para cima